ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 30 mai 2023 · MEIO AMBIENTE

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou, nesta terça-feira (30/05), a programação oficial da Semana do Meio Ambiente de 2023, que vai do dia 05 ao dia 07 de junho.

O tema dessa edição é “Crescendo com Sustentabilidade”. “Em diferentes painéis e debates, vamos mostrar que Goiás pode continuar se desenvolvendo em harmonia com a natureza”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis.

É importante lembrar que a proteção do meio ambiente não é responsabilidade apenas dos governos ou das grandes organizações. Cada indivíduo tem um papel a desempenhar na conservação dos recursos naturais e na redução dos impactos negativos no meio ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente serve como um lembrete para que todos nós avaliemos nossas ações diárias e tomemos medidas concretas para reduzir nossa pegada ecológica. Essas ações visam educar, engajar e mobilizar pessoas de todas as idades e origens para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. “A conservação ambiental, por sua vez, diz respeito ao conjunto de políticas e ações que têm como objetivo a proteção da natureza mediante a utilização e o manejo racional de seus recursos. Esse segundo conceito está diretamente associado, portanto, à noção de sustentabilidade.”

A sustentabilidade prevê um modelo de utilização dos recursos naturais no presente de forma que não haja prejuízos para gerações futuras, o que está muito ligado à ideia de conservação do meio ambiente. Dessa forma, ações sustentáveis são muito importantes para a garantia de um ambiente equilibrado e sem escassez de recursos, como água potável, solos férteis e matérias-primas.”