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POSTADO EM 06 mai 2021 · Administração

Prefeitura e Secretaria de Educação – Realiza Palestra de Capacitação para os Professores

Processo de Interação entre Crianças e Adultos

A qualidade das relações estabelecidas no interior das instituições de educação infantil entre crianças e adultos é primordial para a efetivação de uma gestão democrática que contribua para o desenvolvimento integral da criança e o compartilhamento da educação e cuidado com as famílias. Trata-se de tarefa complexa, se considerarmos que as crianças estão em um momento de suas vidas em que, apesar de serem muito capazes e ativas, possuem grande dependência dos adultos – familiares e professores – para garantir a satisfação de suas necessidades, desejos, compreender as relações que as circundam, enfim, apropriar-se da cultura. O papel do adulto é fundamental para a criança pequena, que está numa fase de construção de sua identidade, conhecendo a si próprio e aos outros. As formas de cuidar do seu corpo, dar afeto, falar, olhar, adjetivar e nomear suas ações revelam valores, normas e crenças presentes em nossa sociedade e possibilitam que as crianças se apropriem da cultura e desenvolvam sua personalidade.

De acordo com Jean Piaget, a autonomia e a reciprocidade são dois pilares na constituição da personalidade humana, o que reforça a necessidade de a criança ser rodeada por adultos – tanto pais quanto educadores – que primem por relações saudáveis, que promovam um ambiente seguro e tranquilo e estimulem suas ações, norteadas pelos princípios da solidariedade e da cooperação, possibilitando a construção de uma disciplina autônoma.

As regras e normas então farão sentido e, portanto, serão uma construção interna, amparada pelas relações coletivas. Nesse sentido, a democratização das relações entre adultos e crianças, de modo a garantir que os objetivos das instituições educacionais favoreçam a criança a aprender a escolher, dar sua opinião, expressar suas curiosidades, seus sentimentos e, ao mesmo tempo, considerar as ideias e manifestações dos outros. Garantir a aprendizagem sobre si e sobre o outro, norteada pelos princípios do respeito e da solidariedade, é primordial para a criança desenvolver sua personalidade plenamente, contemplando os aspectos físicos, emocionais e intelectuais.

Para favorecer o processo de construção da autonomia da criança, é necessário a escuta e o envolvimento das crianças em todas as ações desenvolvidas, proporcionando opções de escolha que, nesta fase da vida, referem-se aos objetos que desejam conhecer, que podem chamar-lhe a atenção pela cor, textura, forma e pela necessidade que sente de ser cuidada, amparada. As emoções são preponderantes nas crianças pequenas e há necessidade de os professores aprenderem a compreendê-las para garantir o pleno desenvolvimento da criança.